Segunda-Feira, 21 de setembro de 2020 Nossa história

Grupo do Memorial de São José do Peixe conclui pesquisa de resgate da história do município

Conclui-se um trabalho de resgate da história de São José do Peixe, que tivemos a determinação, obstinação e ousadia de lançar a ideia e construir essa ideia - destaca o Prefeito Valdemar Santos.

Data de Publicação: 04/09/2020

Reunidos na manhã desta quinta-feira, 03/09, na biblioteca do Polo Universitário Profª Concita Mendes nesta cidade, o grupo de coordenadores permanente de pesquisa com os grupos de pesquisas de campo, juntamente com a equipe técnica, composto do historiador Júnior Viana e de Laurentino Júnior, apresentaram e avaliaram toda a pesquisa feita desde os primórdios de 1956, quando foi a Lei nº 1.140 de 23 de novembro de 1956, assinada pelo então governador Gaioso e Almendra, até os dias de hoje.

Foi feita uma avaliação e revisão de todo o trabalho, e com isso concluído todo o trabalho de construção da memória de São José do Peixe. Agora passa para transpor esse trabalho para um aplicativo e também para um arquivo de computador para ser disponibilizado para a comunidade até o dia 15 deste mês de setembro.

"Portanto, conclui-se um trabalho de resgate da história de São José do Peixe, que tivemos a determinação, obstinação e ousadia de lançar a ideia e construir essa ideia, Contamos com o apoio da pesquisa de campo da equipe da turma de acadêmicos do curso de História do prório polo de São José do Peixe, que de forma voluntária fez a pesquisa de campo de toda a história do município, com o resgate de documentos, registros fotográficos, depoimentos, e enfim, juntando todas essas peças, agora vamos entregar para a comunidade e marcar a data de inauguração do memorial que está sendo instalado em uma sala especial na Prefeitura Municipal, para entregar para à comunidade a nossa própria história, a história de São José" - destaca o Prefeito Valdemar Santos.

Destacamos a contribuição extraordinária do historiador Francisco Nascimento da Universidade Federal do Piauí, o apoio logístico e o apoio pedagógico da direção do CEAD/UFPI, na pessoa do Prof. Gildásio Guedes e também destaca-se a grande contribuição do historiador Júnior Viana, que hoje coordena os trabalhos da Cultura da cidade de Oeiras e Laurentino Júnior, da parte de informática, que todos deram sua contribuição para esse trabalho que resgata a história da nossa gente, do nosso costume, da nossa cultura, da nossa economia, nossas relações sociais, religiosa, enfim, a história de Sâo José do Peixe desde os primeiros habitantes e povoamento aos dias de hoje. É um trabalho de resgate em uma hora importantíssima, que agora ganha dinamismo daqui para frente, pois a história acontece todos os dias, todas as horas e com isso vai diariamente atualizando, narrando e construindo essa belíssima história do município e do seu povo.