Quinta-Feira, 24 de setembro de 2020 Nossa história

Prefeito Valdemar Santos se reúne com Comitê Gestor para avaliar medidas de prevenção da proliferação do coronavírus

Data de Publicação: 21/07/2020

Na manhã desta segunda-feira, 20 de julho, na sede do Poder Executivo, o Prefeito de São José do Peixe, Valdemar Santos(MDB), se reuniu com o Comitê Gestor municipal para fazer uma avaliação das medidas de prevenção da proliferação do coronavírus no município. Na oportunidade, foi avaliada a eficiência das barreiras sanitárias, bem como o monitoramento dos sanjoseenses e visitantes recem-chegados de São Paulo, Brasília, entre outros municípios.

O Secretário de Saúde, Luziano Miranda, informou na oportunidade que são no total de 220 pessoas recem-chegadas e que todas estão sendo monitoradas, inclusive aqueles de acordo com recomendação médica, foram testados em testes rápidos, onde todos então sendo monitorados, através de relatórios específicos, com vista à proteção da saúde dos que chegam e dos que estão na própria comunidade.

Dando continuidade, foi apresentada proposta pelos profissionais que trabalham com o segmento de academias, para a reabertura das mesmas, onde foi colocado em discussão e a decissão do Comitê Gestor foi pela manuntenção das medidas de restrição e que as propostas de reabrir academias e atividades esportivas, contoinuam suspensas as atividades, tendo em vista a necessidade de manter o posicionamento de evitar aglomerações, onde os eventos esportivos serão reavaliados na próxima reunião do Comitê Gestor, dia 03 de agosto. Onde nesta nova reunião, serão avaliadas esta e outras situações para que a comunidade volte a funcionar os serviços de forma gradual, mas de forma disciplinada e com segurnaça.

Estavam presentes nesta reuniao, o representante da Igreja Católica, Pe. Aécio, o representante da Polícia Militar,  Sgt Veloso, o Secretário Municipal de Saúde, Luziano Miranda, Coordenadora da Vigilância Sanitária, Raquel Duarte, representante da Igreja Assembleia de Deus, Pedro, representante da Comunicação, Manoel Saraiva, bem como o Secretário de Assistência Social, Adão Sousa, sob a coordenação do Prefeito Municipal Valdemar Santos.

Controle e eficiência, conduzidos pela Secretaria Municipal de Saúde, as barreiras sanitárias, a eficiência do uso da máscara de proteção facial, o monitoramento das famílias recem-chegadas, bem como a sanitização de ambientes e veículos e as restrições colocadas em prática, resulta nos números reduzidos de testes positivos, ao total 09, onde 8 assintomáticos e todos os 9 já recuperados, de alta médica, sem nenhuma gravidade. Não existe em São José do Peixe a contaminação comunitária.

A Secretaria Municipal de Saúde fez a aquisição pulverizadores motorizados, que agiliza e realiza com mais eficiência a sanitização de ambientes públicos, espaço de maior circulação, veículos nas barreiras sanitárias, bem também a disponibilidade do kit do protocolo da Dr. Marina Bucar, qiue é compsoto de hidroxicloroquina, azitromicina, corticóides e por último a aquisirtação da ivermectina, estão disponíveis para à comunidade, seguindo orientação e prescrição médica.